Embora o jogo de mahjong fosse chamado de Mahjong” e só tenha sido gravado em 1894, registros de nomes e peças de mahjong semelhantes foram registrados desde 1875
Nos primeiros dias do mahjong, não havia um formato de peça unificado. Havia diferenças consideráveis ​​entre as peças de personagem e as peças de flores. Algumas peças pareciam estar relacionadas às peças de Shihu e às cinco estrelas, enquanto outras estavam completamente ausentes de outras cartas de jogo ou mahjong. azulejos
Mahjong com peças de flores é chamado de “Hua Ma”, e mahjong sem peças de flores e peças de três yuans é chamado de “Qing Ma”

Peças de mahjong de Gillof (1875 ou antes, 148 peças em um conjunto, 141 ou mais em outro conjunto). O primeiro registro conhecido de peças de Mahjong vem da coleção do americano George B. Glover.
Gilofo era um funcionário dos EUA na China após o Acordo Comercial de Cinco Portos. Em 31 de dezembro de 1875, ele doou dezenove tipos de equipamentos de jogos trazidos da China ao Museu Americano de História Natural.
Entre eles, sua anotação para o décimo sétimo tipo é Dominó para jogar “Snatching the House-Sparrow”, 148 peças, entre as quais o nome “Snatching the House-Sparrow” é consistente com o nome dos primeiros jogos de Mahjong
“‘Fork’ the pardal” é consistente. De acordo com o relato posterior de Kling (1895b), Girolf também doou outro baralho de cartas com estilo semelhante à American Long Island Historical Society (agora no Museu do Brooklyn), e ambos os baralhos foram criados pela gestão de Girolf como Embaixador dos EUA nos Estados Unidos. Estados Unidos. Comprado quando era cônsul em Fuzhou
De acordo com Klin (1895b), as três peças numéricas no segundo baralho são iguais às do mahjong moderno
Mas as cartas restantes são quatro de cada: “Leste, Sul, Oeste, Norte e Médio”, “Rei do Leste, Rei do Sul, Rei do Oeste, Rei do Norte, Rei do Meio, Rei Celestial, Rei da Terra, Rei Humano, Rei da Harmonia” e “Primavera”, verão, outono e inverno”, num total de 141
Existem também vários cartões em branco adicionais (dois em um artigo, oito em outro), mas Kling não especifica se eles são usados ​​como quadros brancos ou como backups. No entanto, não existe um “Rei do Meio” nas coleções do Museu Americano de História Natural e do Museu do Brooklyn.
Peças Wu Jinshun Mahjong (1890, 140 peças). Sir William Henry Wilkinson registrou em um caderno não publicado de 1890 que possuía um baralho de cartas chamado “Chung Fát”
De acordo com Klin (1895a, p.140), o baralho de cartas de Wu Jinshun foi comprado em Ningbo, e ele observou que “Zhongfa” significa “bater e ir embora”. As cartas deste baralho são basicamente um subconjunto do Mahjong moderno, mas não há peças de flores e o quadro branco tem oito peças.
Peças de mahjong de Kling (1909, 143 peças). Stewart Kling (1924) registrou que comprou um conjunto de azulejos de Xangai em 1909 como “um conjunto mais ou menos próximo do majong”
Como pode ser visto no artigo e nas fotos que o acompanham, esta peça de mahjong tem três peças a mais chamadas “Wen, Wu e Qi” do que o mahjong moderno, e as oito peças de flores são chamadas de “Ameixa, Orquídea, Crisântemo, Bambu; Qin, Qi” ,pintura e caligrafia”

O “Museu Mahjong” na província de Chiba, Japão, também possui as seguintes peças de mahjong:
Placa do Duque e General (data desconhecida, 152 peças). As peças numéricas são iguais às do mahjong moderno, mas as peças de sete caracteres foram alteradas para “Gong, Hou, General, Xiang; Dragão, Fênix, Branco” e as peças de flores são “Ameixa, Orquídea, Crisântemo, Bambu; Pesca , Lenhador, Arar, Ler Lian, Zhong, San, Yuan Zhi, Yue, Gao, Sheng” dezesseis;
Babcock inicialmente importou cartões (1922, 144). Depois que o jogo Mahjong se tornou popular na China, o americano Joseph Babcock importou peças de Mahjong para os Estados Unidos e mais tarde as produziu em massa nos Estados Unidos.
Este baralho de peças coletado pelo museu é basicamente igual ao mahjong moderno, mas as peças de sete caracteres são “Leste, Sul, Oeste, Norte; Dragão, Fênix, Branco”
Youlongxifengpai (década de 1920, 144 peças). Uma placa personalizada da famosa atriz da Ópera de Pequim, Mei Lanfang. As peças numéricas são iguais às do mahjong moderno, mas as peças de sete caracteres são “Você, Dragão, Xi, Feng; Yan, Ju, Bai”, enquanto as oito peças de flores são “Nome, Ling, Desempenho, Desempenho; Antigo, Moderno, Qu e História” “
Marca Fu Lu Shou (ano desconhecido, 144 peças). Basicamente igual ao mahjong moderno, mas as oito peças de flores são “Liu, Lang, Gua, Shuai; Zong, Bao, Zhao, Qin”
O museu também possui um conjunto de cartões promocionais oficiais (o ano é desconhecido, um programa de TV da Agência de Notícias Xinhua disse que foi feito na Dinastia Qing), que contém uma “aldeia”, quatro peças de xadrez redondas “vinho, sexo, riqueza, e energia”, e 200 cartas. :

Níveis 1 a 9, séries 1 a 9 e habilidades 1 a 9, quatro cada (108 no total),
“Chunguan, Xiaguan, Qiuguan, Dongguan, Taishi, Taifu, Taibao” quatro cada (28 no total),
“Fu, Lu, Shou, Xi; Yuan, Heng, Li, Zhen” cada um (8 no total),
“Benevolência, retidão, propriedade, sabedoria, coragem; um de cada Gong, Hou, Bo, Zi e Nan” (10 no total),
Os cartões de flores incluem “nan, qi, talo, catalpa; pescador, lenhador, arar, ler; tigre, leopardo, elefante, leão; carpa, [enguia, peixinho]; lin, fênix, tartaruga, dragão; arroz, feixe, milho, Ji; xadrez, caligrafia e pintura;
(32 no total, as fontes entre colchetes [] não podem ser totalmente reconhecidas) Quadro branco (14 no total)
Um subconjunto deste baralho de peças pode corresponder a peças de mahjong modernas (o primeiro tipo corresponde a peças de números, o segundo tipo corresponde a peças de palavras e as peças de flores “Pesca, Carpintaria, Agricultura, Leitura, Qin, Xadrez, Caligrafia e Pintura “também são as peças de flores de algumas das peças de mahjong mencionadas acima)
No entanto, como apontou o Museu Chiba Mahjong este baralho de peças obviamente tem a origem de peças promocionais, e não se sabe quão diferente é a jogabilidade dessas peças promocionais do mahjong. Não se sabe se as quatro cartas “Fu, Lu, Shou e Xi” estão relacionadas com as cinco estrelas da carta Shihu.

Além dos registros reais de coleções, também há escritores que descrevem a evolução das peças de mahjong.