Existem duas teorias sobre o berço do Mahjong: Ningbo e Fujian e Guangdong. Shen Yifan (1914) destacou que “o início do pardal começou em Ningbo. Em pouco mais de trinta anos, espalhou-se pelas províncias de Jiangsu e Zhejiang e gradualmente alcançou Pequim”.Ele defendeu a teoria de Ningbo.
O “Qingbaileichao” de Xu Ke (1916) diz em um lugar que “começou em Ningbo, província de Zhejiang, e depois se espalhou como um incêndio, e depois se espalhou por todo o norte e sul”. , e o exército o usou para jogos de azar.” ,… após um curto período de tempo, fluiu para Ningbo e logo se tornou popular.”
O conteúdo é inconsistente. “Bo Shi” de Du Yaquan (1933, p.35) acredita que o Mahjong “se tornou popular pela primeira vez nas áreas costeiras de Fujian e Guangdong e entre os navios marítimos. Nos primeiros anos de Guangxu na Dinastia Qing, estendia-se de Ningbo Jiangxia a Portos mercantes de Tianjin e Xangai”

Ou seja, ele defende a teoria Fujian-Guangdong, e a “Pesquisa sobre Entretenimento Chinês” de Yang Yinshen (1946, p.99) concorda com sua afirmação. “Old News from Gushui” de Dai Yuzhen (1934) afirma que o mahjong foi trazido para lá por Sheng Xuanhuai de Baiyue quando ele era responsável pela alfândega de Tianjin. Ele parece também defender a teoria de Fujian e Guangdong.
Pan Jun (1937) registrou uma história passada de geração em geração: Na área de Jiangdong, em Ningbo, no final da Dinastia Ming, Wang Weng fez 136 cartas de bambu, que foram usadas pelas gerações posteriores para jogos de azar. Xie Biao (1939) afirmou que “ao longo dos últimos trezentos anos, as cartas de quarenta cartas evoluíram gradualmente para cartas de cinco cartas.
Nos últimos setenta ou oitenta anos, tornou-se quatro peças de mahjong.” Joseph Babcock (1920, p.110), autor da primeira partitura de mahjong inglesa da história, acredita que “Mahjong pode ter se originado de Ningbo, embora algumas pessoas apontaram que Fujian é o local de origem. “
O famoso antropólogo e pesquisador de jogos americano Stewart Kline (1895a, p.140) não discutiu a origem do Mahjong, mas citou outro famoso colecionador de jogos, Sir Wu Jinshun, como
Diz-se que o jogo Mahjong naquela época (chamado de “Chung fát” no livro) era limitado a Jiangsu e Zhejiang, portanto sua descrição é mais consistente com a teoria da origem de Ningbo.
No entanto, as peças Jiluofu Mahjong são originárias de Fuzhou, e o tempo registrado é anterior ao de qualquer outra peça de mahjong, por isso é mais consistente com a teoria das origens de Fujian e Guangdong. Até hoje, o verdadeiro local de nascimento do Mahjong ainda não está claro.

Quanto ao local de nascimento do Mahjong, geralmente (como a maioria dos autores mencionados acima) concordam que é Ningbo. Ningbo (Mingzhou) foi um importante porto para o comércio com o Japão nos tempos antigos.
O dialeto Ningbo “Mahjong” e “Mahjong” têm a mesma pronúncia, e o Japão mantém “Mahjong” como nome escrito, mas a pronúncia é “Mājan” (Romano: mājan), o que mostra a influência de Ningbo.

A formação do Mahjong pode ser descrita a partir de três aspectos: nome do jogo, cartas e jogabilidade. Seu nome e cartas são derivados das antigas cartas de baralho “Ma Diao”, mas em termos de jogabilidade, Ma Diao é um jogo semelhante ao moderno “Da Tian Jiu”, em que grandes jogadores acertam os pequenos, e é de forma alguma como o mahjong para formar combinações rapidamente.
Seria uma falácia dizer que a jogabilidade do mahjong se originou do desenho de cavalos e também seria facilmente confuso. Por exemplo, em Hong Kong, influenciado pelos dramas de fantasia da TVB, o ditado “Mahjong era chamado de Ma Diao nos tempos antigos” é muito popular, tanto que as pessoas acreditam erroneamente que o antigo Ma Diao é jogado da mesma maneira que o moderno. Mahjong.
Existem também jornais na China continental que se referem erroneamente ao “Ma Diao Jing” escrito pelo estudioso da Dinastia Song Yang Danian como o “Mahjong Sutra”, pensando que o jogo de Mahjong existia naquela época.

Após a fundação da República Popular da China em 1949, o Mahjong foi proibido pelo governo de acordo com a lei porque era considerado um jogo de azar e um “símbolo da corrupção capitalista”.
Recuperou-se gradualmente após a Revolução Cultural. Em 1985, a China continental aboliu oficialmente a proibição de jogar mahjong. Em julho de 1998, a Administração Geral Estatal de Esportes da China formulou o padrão nacional de jogo de Mahjong