Um Dados é um objeto pequeno que pode ser jogado com lados marcados e que pode ser colocado em vários locais.
Eles são usados ​​para gerar valores aleatórios, muitas vezes como parte de jogos de mesa, incluindo jogos de dados, jogos de tabuleiro, jogos de RPG e jogos de azar.

Um Dados tradicional é um cubo com seis lados marcados com um número variável de pips (pips) de 1 a 6
Quando lançado ou rolado, o dado fica parado e exibe números inteiros aleatórios de 1 a 6 em sua superfície superior, com cada valor igualmente provável
Os Dados também podem ter formas poliédricas ou irregulares, podem ter faces marcadas com números ou símbolos em vez de pontos e podem ter números gravados no material do dado em vez de marcados nele.
Dados carregados especificamente projetados ou modificados para favorecer certos resultados em detrimento de outros com a finalidade de trapaça ou entretenimento

Os Dados têm sido usados ​​desde a história registrada, mas suas origens não são claras. Especula-se que os Dados se desenvolveram a partir da prática de adivinhar a sorte usando os ossos do tálus (comumente conhecidos como ossos dos nós dos dedos) de animais com cascos.
O jogo egípcio de Senet (antes de 3.000 aC até o século II dC) era jogado com um bastão de arremesso plano de dois lados que indicava o número de quadrados que o jogador poderia mover, funcionando assim como uma forma de dado.
O dado mais antigo conhecido pode fazer parte de um jogo de gamão semelhante, descoberto no sítio arqueológico de Jiaochen, no sudeste do Irã, estimado entre 2.800 e 2.500 aC.
Dados ósseos de Skara Brae, Escócia, datam de 3100-2400 a.C.
Escavações de tumbas no assentamento da Civilização do Vale do Indo, Mohenjo-Daro, revelaram dados de argila datados de 2.500 a 1.900 aC, pelo menos um dos quais tinha uma soma de 7 em ambos os lados, como os dados modernos.

Jogos da Índia Antiga envolvendo Dados são mencionados nas listas de jogos Rigveda, Atharvaveda, Mahabharata e Budista
O “lançamento da sorte” (hebraico: פפйלו גורל yappîlū ḡōrāl) é mencionado várias vezes na Bíblia, como no Salmo 22, indicando que os Dados (ou atividades relacionadas) eram comuns na época em que os Salmos foram escritos.
Knucklebones é um antigo jogo de habilidade grego. Uma forma derivada é fazer com que os quatro lados do osso aceitem valores diferentes, como um dado moderno

Afresco romano mostrando dois jogadores de Dados, Pompéia, século I
Embora o jogo fosse ilegal, muitos romanos eram jogadores ávidos e gostavam de jogar dados, conhecido como “aleam ludere” (“jogar dados”).
Os dados romanos vinham em dois tamanhos. Tali é um dado grande com um, três, quatro e seis gravados nos quatro lados. Inlays são dados menores com lados variando de um a seis
Os dados de vinte faces datam do século II d.C. e vieram do Egito ptolomaico já no século II a.C.

O dominó e as cartas de baralho tiveram origem na China como um desenvolvimento dos dados. A transição dos Dados para as cartas de baralho ocorreu na China por volta da Dinastia Tang (618-907 d.C.) e coincidiu com a mudança tecnológica dos pergaminhos manuscritos para os livros impressos.
No Japão, os dados são usados ​​para jogar um jogo popular chamado Sugoroku. Existem dois tipos de Sugoroku, Ban-sugoroku, que é semelhante ao gamão e remonta ao período Heian (794-1185 DC). , e e-sugoroku é um jogo de corrida